Dicas de Impressão



A beleza esta na simplicidade das coisas. Esta frase resume como deve ser um material gráfico, claro e sucinto. Muitas vezes isso não ocorre e o que vemos são materiais com discordância de fontes, cores e um amontoado de informações desnecessárias.  O ideal é deixar o material gráfico com uma aparência leve fazendo uma combinação harmoniosa entre fontes, cores e imagens.
Como escolher a fonte correta?
Há vários tipos de fontes disponíveis, se você tem dúvidas com relação a isto o indicado é optar por apenas uma fonte e elementos que possuam as mesmas qualidades desta fonte. Para dar destaque aplique um tamanho maior aos títulos, negrito ou cores diferentes. O objetivo é comunicar e não confundir o seu público alvo.
Como escolher a cor certa?
Escolher a cor certa para um material gráfico depende do seu público alvo e da mensagem que você quer passar. Vários são os fatores que atraem o nosso olhar para determinadas cores, entre eles: a personalidade, as condições circunstanciais de vida, desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes. Então preste atenção a estes detalhes quando estiver elaborando o seu material, assim todos compreenderão a mensagem que você quer transmitir.
Ao escolher uma cor você não deve levar em consideração a sua cor favorita, use seu senso estético. Esta escolha deve ser mais criteriosa, analise sempre o que você quer que o seu público veja primeiro, faça uma relação entre a cor, o tema e a ordem de leitura desejada para o material. Além disso, faça uma associação entre as questões psicológicas, fisiológicas ou sinestésicas de acordo com os objetivos desejados.
A escolha errada de uma cor pode fazer com que todo o seu trabalho se transforme em um mero pedaço de papel sem significado. Para não errar, abaixo listaremos os significados de algumas cores.
Preto – Mistério e fantasia, trazendo consigo uma ideia de sofisticação e luxo. Dignidade, austeridade e seriedade. Para serviços e produtos de segurança e proteção.
Branco – Pureza, calma e sinceridade. Traz a sensação de frio e limpeza. Utilizado para obter paz, harmonia e equilíbrio. Melhor para produtos do que para serviços.
Cinza – Indica discrição. Na publicidade, é muito usado para atitudes neutras e diplomáticas. Transmite estabilidade, sucesso e qualidade.
Bege – Cor que transmite calma e passividade. Remete ao clássico. Pode ser usado para passar sensação de antiguidade.
Vermelho – Aumenta a atenção, é estimulante, inovador. Desperta o senso de competitividade e abre o apetite. Paixão, força, calor e vitalidade. Para esportes, academias, escolas de dança, estabelecimentos de refeições, organizações políticas ou negócios de bens imóveis.
Laranja  -Alegria, entusiasmo, disposição e otimismo. Pode ser usado em casos semelhantes ao vermelho, com resultado mais moderado. Para arquitetura, ferramentas e serviços para construção e serviços rápidos. Utilizado para produtos alimentícios e restaurantes, área gastronômica em geral.
Amarelo – Visível à distância, indica luminosidade. Inteligência, comunicação e bom humor. Indicada a todos os produtos e serviços de comunicação e indústrias de entretenimento, especialmente para vendas. Também utilizado para produtos alimentícios, restaurantes e área gastronômica.
Verde – Esperança, versatilidade, simpatia e renovação. Oferece uma sensação de repouso. Bastante utilizado por profissionais da área de saúde, loja de alimentos naturais, produtos florais e higiene pessoal.
Azul – Sensibilidade, independência e tradição. Simboliza a lealdade, fidelidade, personalidade e sutileza. Para negócios, educação, serviços financeiros, negócios de altos investimentos que necessitem mostrar confiabilidade. Por exemplo: vendas de carros.
Roxo – Prosperidade, nobreza, justiça, misticismo e respeito. Utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários.
O poder da imagem
As imagens não necessariamente precisam de um texto para explicá-las, elas têm o poder de transmitir uma informação. A informação visual influencia mais do que qualquer outra modalidade sensorial e, com isso, estimula as emoções, são elas que nos fazer adquirir certo produto ou serviço.
Deve-se fazer a escolha certa de uma imagem para o material gráfico, algo que descreva aquilo que você quer promover. Evite colocar imagens pesadas e fundos chapados, opte por imagens mais leves e claras.
Lembre-se sempre de fazer com que os elementos: fonte, cor e imagem estejam em harmonia.